segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Caminhada Internacional na Natureza - Circuito Terra Nova - Castro



E-mail:  turismocastro@gmail.com
Tel: 42 2122-5089    42 2122-5090

Distância: 14000 Metros
Duração: 180 minutos
Condição do terreno: Percurso com piso regular
Esforço físico: Esforço moderado
Orientação do percurso: Caminho ou sinalização que indica a continuidade
Severidade do meio: Moderadamente severo
Código ANDA/IVV: 1250
As inscrições começam à partir de 14-07-2016 ate 16-09-2016
Ponto de Encontro: Início da Caminhada: Clube Recreativo e Cultural 25 de Julho, Colônia Terra Nova.

CIRCUITO TERRA NOVA!
No decorrer de 1914 a 1918 a Alemanha foi o país que mais sofreu os horrores da Primeira Guerra Mundial. A agitação política e o colapso econômico resultante da crise inflacionária e da desvalorização do “marco alemão” demonstraram a fragilidade do governo. Nessa conjuntura, dois processos entrecruzaram-se: a concentração de riqueza e a pauperização do operariado e das classes médias que culminou com o desajuste social da população.
A ascensão do movimento nacional-socialista com Hitler à sua frente foi outra oportunidade para que os alemães descontentes deixassem seu país, buscando novas perspectivas de sobrevivência. Esta foi a situação de várias famílias, cujos membros partiram da Alemanha para o Brasil.
A formação da Colônia Terra Nova, iniciada em 1933, foi planejada pelo cônsul alemão Aeldert, em Curitiba, e pela República de Weimar, através da 'Sociedade Colonizadora no Estrangeiro'.
Os lotes da Terra Nova Garcez foram destinados às pessoas que vinham direto da Alemanha, e eram adquiridos ainda na pátria de origem. Algumas famílias de alemães chegaram em 1934 em Castro e formaram um 'núcleo étnico fechado'; cada família podia adquirir lotes com 12 alqueires de terras, assim divididos: oito alqueires de terra de cultura, no mato; dois alqueires de terra, para a localização da 'Aldeia', no campo; dois alqueires de pasto para o gado, no campo.
Cada uma das famílias vindas para Terra Nova trazia consigo as particularidades, usos e costumes de sua região, almejando enfrentar a luta pela sobrevivência, longe da terra de origem. As condições financeiras dos primeiros que vieram para Terra Nova, via de regra, eram muito fracas. Nos primeiros anos não havia com o que e como fazer dinheiro, pois não havia comércio, as lavouras eram diminutas e só se cultivava algo para o consumo da família.
Contudo, apesar de tantas dificuldades, muitas famílias superaram os obstáculos tornando possível a adaptação em terras do Brasil. Têm-se hoje em Terra Nova importantes instituições, como a 'Associação Cultural de Preservação da História e Ecologia de Terra Nova, o 'Clube Recreativo 25 de Julho', bem como a própria igreja, que têm o intuito de reavivamento das tradições que fizeram parte da cultura, da história e do imaginário social da Colônia.
Assim, a Colônia Terra Nova é uma legítima representante do passado alemão que predominou na memória coletiva e individual, e tem significativa participação no processo econômico e demográfico de Castro.
E você é nosso convidado para conhecer essa história. No percurso da caminhada será possível admirar a natureza, as casas dos primeiros colonos, propriedades agrícolas e muito mais. O Museu do Imigrante Alemão e a Igreja de Santa Terezinha também fazem parte do circuito. Você não vai ficar de fora, vai?

REFEIÇÕES
Café da manhã: R$ 15,00
Almoço típico Alemão: R$ 30,00
(CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO APENAS PARA QUEM CONFIRMOU E REALIZOU DEPÓSITO ATÉ 15 SETEMBRO)
Agencia Caixa Econômica Federal 0387 / operação 013 / conta 00044888-2 / em nome de Felizitas F. Maus (CPF: 192526769-53)
O comprovante de depósito IMPRESSO, deve ser apresentado no dia da caminhada!

No dia haverá barraquinhas de venda de artesanato, plantas ornamentais, geléias, ovos, bolachas, queijo de fazenda e muito mais!!!


CUIDADOS IMPORTANTES
Alonga-se ! O alongamento é necessário antes da caminhada e também depois da caminhada, tanto os membros inferiores quanto os superiores. Isso pode evitar lesões.
Hidrate seu corpo !Beba bastante água para hidratar. pode beber antes, durante e depois da caminhada. Traga sua garrafinha de água!
Não coma muito ! Não coma muito antes de caminhar por que pode dar uma sensação de mal-estar e, até mesmo, prejudicar o exercício físico, trazendo outras complicações.
Mantenha a postura adequada ! E importante permanecer ereto, olhando para frente e com o abdome contraído.
Use tênis e roupas adequadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou, comente, divulgue...